Clube de Xadrez

domingo, 31 de março de 2013

Krikor é Campeão do Catarinense Absoluto.

                 

                     Num excelente mês de Março, onde acabará de ser Campeão Brasileiro Absoluto, o GM Krikor Mekhitarian acabou de ganhar o Catarinense Absoluto. Fazendo 6 em 7, invicto e com um performence de 2586, Krikor levou o maior prêmio e mais 3 pontinhos de rating FIDE pra casa.

Carlsen volta a liderar


                          Carlsen ganha a Radjabov de negras, enquanto que Kramnik apenas empata com Gelfand e o mundo do xadrez volta a sorrir. Desta maneira, o Norueguês volta a liderar e esta a apenas uma vitória para em Novembro enfrentar Anand num match pelo titulo mundial. Amanhá teremos a grande definição com os jogos Carlsen X Svidler e Ivanchuk x Kramnik.

sábado, 30 de março de 2013

GM Matsuura é o único com 100% em SC.


                                  Logo mais as 14:00 hs, teremos a 4ª rodada do Catarinense Absoluto, onde ocorrerá o duelo entre os únicos GM´s da competição. O GM Matsuura, enfrentará de negras o GM Krikor, que empatou pela 3ª com Menna Barreto. Resultados completo da rodada no link a baixo.

 http://chess-results.com/tnr94553.aspx?art=2&rd=3&lan=10&wi=821

sexta-feira, 29 de março de 2013

Carlsen perde, Kramnik lidera e 2 games ficam em xeque.


                           
                                 Ninguém duvida da força do russo Ex-Campeão Mundial Vladimir Kramnik, principalmente em se tratando de matchs, pois o mesmo já chegou a derrotar o lendário Kasparov, o que se coloca em xeque é a maneira de como ele ganhou de seu compatriota Alex Grischuk (Alex tinha 1 hora no relogio e Kramnik mais de 2 horas então sai um bisonho Bxd4 ??) e hoje em uma partida super empolgante e igual onde o mesmo tinha bispo e 3 peões contra 4 peões(1 na sétima) de Levon, Levon vem com um g6 ??? Que nem eu com um latão de 51 na cabeça, jogando a ultima rodada da braxateca daria, entregando o ponto inteiro ao russo. Bem, o fato é que com a derrota de Magnus Carlsen frente a Ivanchuk, o russo agora lidera isolado, com meio ponto a frente de Carlsen, faltando 2 rodadas para o final. Depois de amanhã teremos Radjabov x Carlsen e Kramnik x Gelfand.








Até tu Brutus !!!



                           A partida seguia excelente e igual até o lance 49 das negras onde Kramnik tinha bispo e 3 peões contra 4 peões de Levon, pois bem, então Levon joga 50. g6 ???? Pronto, a casa cai, o nº 2 do mundo joga como o nosso amigo Daniel Filósofo(me perdoe Daniel) e entrega o ponto cheio a Kramnik. Enquanto isso em Carlsen x Ivanchuk, o menino esta "roendo um osso" duríssimo pra segurar o empate. Logo mais o result final.

GM Krikor no Catarinense Absoluto


                                Começou ontem as 20:00 hs o Catarinense Absoluto, o GM Paulista Krikor Sevag 2546 de ELO é o  Nº 1 do torneio e ontem teve uma partida bastante disputada contra o MF Charles Gauche 2198, decidida a favor do GM com ambos jogando pelo incremento, a rodada não teve surpresa e todos os rating´s maiores venceram. Também participam da prova nomes como: GM Matsuura, MI Disconzi, MF Umetsubo, MF Alfeu Bueno e a representação feminina da WMF Vanessa Feliciano. Logo mais a tarde tem a 2ª rodada e poderemos acompanha-la pelo link a baixo.

 http://www.chess-results.com/tnr94553.aspx?art=2&rd=2&lan=10&turdet=YES&wi=984

                                  A partir das 10:00 hs tem o "arranca rabo" entre Aronian x Kramnik pelos Candidatos.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Yago a meio ponto dos lideres.



                       O MI Pernambucano Yago Santiago ganhou na sétima rodada e agora pela oitava, pegará na quinta mesa, de negras, o GM Italiano Carlos Garcia Palermo 2460 de elo. Como ele mesmo diz: Vamoooo

Kramnik assume 2º posto !!!


                  Após o termino da 11ª rodada pelo torneio de candidatos, o russo Vladimir Kramnik bateu ao azerbaijano ( ou seria azerbaijanês ??) Teimor Radjabov e chegou a vice liderança isolada com 7 em 11, já que o Armênio Levon Aronian perdeu forças no torneio e voltou a perder, desta vez para o russo Peter Svidler. Magnus que não tem nada a ver com isso, empatou conduzindo as negras com o outro russo da competição, o Alex Grischuk e se mantem na liderança com 7.5 em 11. Amanhã temos como jogos principais, Carlsen x Ivanchuk e a "grande batalha" pela vice liderança entre Levon x Vladimir. Na minha analise, Carlsen pode até empatar com Ivanchuk, mas o normal é que ele jogue rápido e tente colocar o Ivan nas "cordas do tempo". Já entre Levon x Vladimir, ai sim o coro vai comer, pois Levon não pode nem empatar se ainda sonha com o titulo, enquanto Kramnik se empatar e Carlsen não ganhar, continuará no encalço do Norueguês.

MI Yago Santiago na Argentina



                           O MI Pernambucano Yago Santiago, elo 2411, esta jogando o Aberto de Mar del Plata, na Argentina, no momento Yago esta com 4.5 em 6 e joga hoje, a partir das 15:00 hs, a 7ª rodada contra o argentino Matias Dimuro, elo2274. Ficamos na torcida de uma boa vitória do nosso representante, emparceiramento no link a baixo.

http://chess-results.com/tnr95566.aspx?art=2&rd=7&lan=10&fed=BRA&turdet=YES&flag=30&wi=984

quarta-feira, 27 de março de 2013

Rodada tensa nos Candidatos


                  O Russo e Ex-Campeão Mundial Vladimir Kramnik foi o primeiro a ganhar hoje, bateu o seu compatriota Alexander Grischuk numa final de peões e chegou aos 6 pontos do lider Carlsen. Aronian acabou de ganhar, no apuro de Ivanchuk e chega aos 6.5, obrigando a Carlsen ganhar Boris Gelfand em partida que o "menino do suco" conduz as brancas e tem um peão a mais na ala da dama com dama e bispos de cores iguais. Aguardemos a final da rodada para ver se Carlsen continua liderando isolado ou vai ter Aronian ao seu lado e Kramnik a 0.5 ponto.

                    Carlsen com um lindo arremate, onde sacrificou o bispo por um tempo para empurrar um de seus dois peões passados até a sétima casa, ganhou a 2ª partida de Gelfand e seguiu firme na ponta.

terça-feira, 26 de março de 2013

Interiorano já tem data e vai valer FIDE


                         A 18ª edição do Campeonato Potiguar Interiorano de Xadrez será realizada no município de Monte Alegre durante os dias 25 e 26 de maio. A competição pela primeira vez será válida para Rating Fide (Registro 80116), além de distribuir troféus, medalhas e R$ 1.000,00 em espécie. A prova é uma promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez, com apoio de XadrezPotiguar.com.br e auspícios da Prefeitura Municipal de Monte Alegre. Parabenizo aqui a iniciativa da FNX em colocar premiação em dinheiro e validade de ELO FIDE, pois com este incentivo, grandes nomes do xadrez do interior como: Flávio Bezerra(Macaíba) e José Vitoriano(Guamaré)  deverão voltar a competição.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Carlsen assume a ponta isolado !!!


           Na rodada de hoje, Carlsen segurou Kramnik de brancas e foi beneficiado pela derrota de Aronian frente a Gelfand. O menino do suco agora tem 6 pontos contra 5.5 de Aroniam e 5 de Kramnik. Com certeza a vaga ficará com 1 dos 3, mas agora, Carlsen tem uma "vida menos difícil  pela frente pois já enfrentou seus 2 adversários mais próximos na ida e na volta e pega o pessoal da parte de baixo da tabela agora, os quais, ele na primeira volta conseguiu a incrível marca de 4 em 5. É, começou a pintar o adversário de Anand.

9ª Rodada do Torneio de Candidatos



                           Pela nona rodada do Torneio de Candidatos, teremos logo mais as 10:00 hs os seguintes embates: Vladimir Kramnik X Magnus Carlsen, Peter Svidler X Alexander Grischuk, Vassily Ivanchuk X Teimour Radjabov e Boris Gelfand X Levon Aronian. A partida mais esperada será Gelfand X Aronian, pois no confronto entre Kramnik X Carlsen, esperasse mais uma vez que haja o respeito e seja acordado um empate, com isso uma vitória de Aronian o levaria a liderança, botando Carlsen em xeque.

                            São 13:30 hs e não houve a esperada tablada rápida entre Kramnik X Carlsen, os caras estão no "fight" e Kramnik tem meia hora de vantagem no relógio, a "cobra ta fumando", mais tarde os results do games.

domingo, 24 de março de 2013

Israel Smith Campeão Estadual Juvenil



                      Israel Smith venceu de forma convincente o sub18 masculino, com 4.5 em 5, empatando na ultima rodada, ele agora será o nosso representante no Brasileiro da categoria que será realizado em Manaus, Israel é aluno do IFRN de João Câmara e não terá problemas de patrocínio para a viagem, haja vista estuda numa escola federal modelo, cujo projeto de Xadrez é administrado pelo competente Prof. Francisco Quaranta (meu amigo 40). Ambos são meus amigos pessoais na arte de Caíssa e eu não poderia de deixar aqui a minha homenagem. Simbora boy pra Manaus.

Mais Campeãs de Macaíba no Potiguar de Categorias


                               Demonstrando o talento de Nossas meninas, Macaíba fez Barba, cabelo e bigode no sub18 feminino, Rosângela Martins com 4 em 5 e melhores critérios do que Eloyza Cristina com 4 em 5 também levou o ouro, deixando a Eloyza com a prata, completando o podium Kemelly Yasmim ficou com o bronze, decidido numa empolgante partida de armagedom.

sábado, 23 de março de 2013

Potiguar de Categorias



                   O grande destaque Macaibense no 1º dia de disputas do Campeonato Potiguar de Categorias foi a pequena Karina Ingryd (blusa rosa), a aluna de Diogo Roger, que ainda tem 9 anos de idade e poucos dias de aulas, impressionou a muitos com sua concentração durante as partidas e ganhou o sub10 acumulando o vice no sub12. Um grande viva a Karina !!  s Também esta de parabéns a sua colega de treinos Estephany Germano (foto a baixo)  que ganhou o bronze no sub12.


Tales Gomes Ganha Braxateca de Hoje !!!



                           A Braxateca de hoje teve um resultado digamos que anormal, pois participavam nomes como: MF Roberto Andrade, Felipe Lobo, Braga, Simplício Maia, Alexandre Macedo, Flávio Bezerra e Alécio Damasceno; De "bobo" mesmo só EU e Daniel Filósofo. Pois bem, Após Tales Gomes perder pra mim na 1ª rodada saiu "quebrando" (como ele mesmo falou) todo mundo que passava pela frente, em sequencia Braga, Daniel, Alécio, Flávio e por último o MF Roberto Andrade. Parabéns pela grande vitória, é a quase nova geração fazendo estrago.

Torneio de Candidatos



                          Daqui a pouco "o coro vai comer" na Inglaterra pela 7ª rodada do Torneio de Candidatos. A Armênio Levon Aronian (foto), divide a liderança com Magnus Carlsen (Noruega) com 4.5 em 6. Hoje temos os seguintes "arranca rabos":  Carlsen X Radjabov, Levon X Grischuk, Gelfand X Kramnik e Ivanchuk X Svidler. Aguardemos os acontecimentos, até mais tarde, para vermos o pós rodada.

                         Galera a rodada foi calma. todos os jogos tablaram, esperemos que amanhã esuqente novamente.

Potiguar de Menores



                      Começa logo mais as 10:15 hs, O Campeonato Potiguar de Menores, nossa Prefeitura ajudou-nos com transporte, alimentação e inscrições e Macaíba manda uma grande equipe composta de 15 enxadristas, certos de voltarmos com alguns campeões, com destaque para a forte Rosângela Martins, do Sub 18, detentora de vários títulos estudantis no Estado. A tarde irei dar uma força ao amigo Diogo Roger que esta indo auxiliar  04 integrantes da equipe e estarei postando do local dos jogos.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Carlsen, o Gênio da Noruega !!!



Acabei de ler esta reportagem de Roberto Calheiros, dono do blog Leão do Norte 64, e resolvi posta-lá pela grande qualidade do texto.


Carlsen assombra pelo simples

Misticamente falando, gosto de pensar que José Raul Capablanca passou 50 anos perambulando pelo paraíso e resolveu finalmente voltar a este antigo planeta, só que trocou Cuba pela Noruega.


Como Capablanca, ele (Carlsen), anda invencível, desconcertantemente simples, possui uma categoria elevadíssima de jogo posicional e, se estiver apegado à mais mínima vantagem que for, ele as transforma (partidas aparentemente igualadas) em inacreditáveis vitórias...


Como Capablanca, é ocidental e caminha a passos firmes rumo ao match pela decisão do título mundial com Vishy Anand.


É uma espécie de Capablanca moderno, dono de uma técnica esplêndida, se dá ao luxo de ignorar sofisticadas preparações de abertura. E como Capablanca, também, dá a impressão de que pode jogar qualquer coisa e vencer...


Hoje chegou à "impossível" marca de 2879 de rating, mas mesmo assim, quem acompanha, acha que é tão fácil para ele...


Estamos diante de uma nova e incrível força enxadrística, que desde 2004 vem inflando, ocupando tudo e que provavelmente dominará o hermético mundo da elite do xadrez mundial por um longo tempo.


Se desenha um campeão do mundo como há muito tempo não se via, com um "selo" de qualidade mundial incontestável, como o foi José Raul Capablanca.


A questão não foi vencer Svidler, o ponto é que Svidler vinha fazendo um torneio duríssimo, invicto, com um repertório consistente e inovador. Impossível vencê-lo com essa facilidade...Impossível !

quinta-feira, 21 de março de 2013

Torneio de candidatos

  Como já era esperado por mim, os três primeiros colocados, após a sexta rodada, são os 3 que detêm os maiores ratings, e irão brigar até a última rodada pela vaga, só esperava que o Russo Kramnik, com 3 em 6 estivesse mais perto dos lideres Carlsen e Aronian 4.5 em 6 que começam a abrir vantagem, amanhã é dia livre e no sábado retornam com os duelos abaixo.

Round 7

Carlsen x Radjabov

Aronian x Grischuk

Gelfand x Kramnik

Ivanchuk x Svidler


Round 6                                               


Svidler  0 x 1 Carlsen

Ivanchuk .5  x .5 Kramnik

Gelfand .5 x .5 Grischuk

Radjabov 0 x 1 Aronian           

Classificação de Momento