Foi encerrado neste de sábado na Rússia, o Campeonato Mundial de Partidas Rápidas de 2019, onde o favorito, GM Magnus Carlsen, venceu de forma invicta, com exuberantes 11.5/15, performance de 2920 e 2898 no live, se tornando assim, Tricampeão Mundial de Rápidas (2014, 2015 e 2019).
Desta maneira, Carlsen já consegue duas das quatro metas a serem alcançadas nestes 02 Mundiais, recuperou a coroa e o topo do rating mundial nas partidas rápidas, que pertenciam a Daniil Dubov e Vachier Lagrave, respectivamente. Completaram o podium com 10.5/15, o incrível prodígio Iraniano de apenas 16 anos, GM Alireza Firoujza, que abandonou a bandeira do Irã e esta sob a bandeira da FIDE, obtendo melhores critérios do que o americano GM Hikaru Nakamura e batendo na última rodada ao fortíssimo Azeri, GM Mamedyarov.
No torneio Feminino, deu a Índia, depois de um empate triplo nos pontos, 9.0/12, o Título foi decidido entre a Indiana, GM Humpy Koneru e a Chinesa, GM Lei Tingjie, no armagedom, depois de 1x1 nas partidas de 3x2, ficando com o Bronze, a Turca, MI Atalik Ekaterina.
Como destaque do evento, podemos citar a performance do prodígio Russo, Usov Aleksandr, de apenas 09 anos, que venceu 01 GM, marcou uma performance de 2189 e ultrapassou os 2000 de ELO, conseguindo 4.5/15 pontos.
Os brasileiros não tiveram vida fácil, como se esperava, tiveram dificuldades com a mudança drástica de clima, temos que parabeniza-los pela coragem de participar de um mega evento. que tinha mais de 150 GMs, esforçaram-se bastante e devem fazer um bom torneio Blitz, que é a especialidade do MF Diogo Duarte e o CM Jayme Miranda, Vamoooooo. Amanhã começa o Mundial Blitz, que será disputado em 21 rodadas, terminando na segunda-feira.
Acompanhe o resultado geral pelo link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário