Awonder Liang , que completará dez anos de idade no dia 9, é o mais jovem mestre de xadrez nos Estados Unidos, um país que está superando recordes de precocidade e ainda vive a espera do substituto de seu último Campeão Mundial, Bobby Fischer. com a idade de 8 anos e 7 dias, Awonder se tornou Especialista (Titulo existente nos EUA) e quebrou o recorde anterior de 64 dias (que pertencia a Samuel Sevian ).
Em 5 de agosto de 2011, com a idade de oito anos 118 dias, ele se tornou o mais jovem a vencer um Mestre Internacional, em um jogo do torneio padrão. Isso ocorreu no Aberto dos EUA, em Orlando, FL., quando Awonder derrotou o MI Daniel Fernandez ( FIDE 2401, 2448 na época). O recorde anterior foi quebrado por 1 ano, 8 meses e 7 dias; tendo sido realizado por Hikaru Nakamura .
Em 27 de novembro de 2011, ele ganhou a medalha de ouro na seção de Sub-8 Aberto do Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude em Caldas Novas, Brasil. Esta vitória valeu-lhe os títulos de campeão de xadrez U-8 Mundial e Mestre FIDE.
Em 29 de julho de 2012, ele se tornou a pessoa mais jovem a vencer um Grande Mestre, ocorreu no Round 3 do Internacional Washington, em Rockville, MD., Quando derrotou o GM Larry Kaufman . Awonder tinha 9 anos, 111 dias de idade na época, quebrando o recorde anterior, de cerca de 2,5 meses. (O recorde era anteriormente detida pela Hetul Shah com a idade de cerca de 9 anos, 6 meses) No mesmo tempo, Awonder quebrou o recorde dos EUA para o mais jovem a vencer um GM por 10 meses, 9 dias, o recorde anterior, tendo sido realizado por Fabiano Caruana , que a partir de agosto de 2012, foi classificado oitavo no mundo.
Em 23 de março de 2013, ele se tornou a pessoa mais jovem a obter a classificação de um mestrado nos Estados Unidos Chess Federation. Enquanto joga no Festival Centro-Oeste de Xadrez Aberto de equipes, em Dayton, Ohio, a vitória Round 2 ao longo de um Mestre trouxe sua classificação USCF estimado para 2207. Awonder era de 17 dias antes de seu aniversário de 10 anos, no momento dessa conquista, 10 dias mais jovem do que a idade para o registro anterior (por Samuel Sevian, 7 dias antes de seu aniversário de 10 anos).
Treinado por seu pai, um imigrante da China , a maior dificuldade para Liang, como acontece com muitos talentos esportivos, é encontrar financiamento para continuar praticando e viajar para os torneios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário