quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

NEM Retrospectiva 2015 !!!

Foto do vídeo para o Resenhas do RN
Neste artigo vou tentar fazer um breve resumo do ano 2015, nosso primeiro ano completo a frente do Projeto Xadrez na Escola da Prefeitura de Macaíba, um ano que serviu para dar corpo ao NEM e termos uma pequena verba para incrementar a nossa sede e fomentar mais ainda o xadrez na cidade de Macaíba.
Começamos as competições no mês de fevereiro onde participamos do IV Aberto de João Câmara e tivemos como resultado o título de Kalyson Kewen no Sub14, enquanto que, no absoluto, tivemos Flávio Bezerra e Diogo Roger, dividindo a ponta com o Campeão Francisco Quaranta, por melhores critérios de desempate.
Alex Lira, Allysson, Quaranta, Flávio e Diogo

Quaranta, Kewen e Diogo

No mês de março iniciamos o ano letivo do Projeto Xadrez na Escola e realizamos o I Ativo 500 de Macaíba, que contou com a presença de 50 enxadristas, num domingo de chuva no solar Ferreiro Torto. Como resultados tivemos o título do MF Roberto Andrade, o saudoso MF Neri Silveira como vice e o macaibense Bruno Brito como terceiro colocado.
Salão de Jogos do Solar Ferreiro Torto
Em maio tivemos a participação de Flávio Bezerra no VIII Nordestão na cidade de Recife, quando na oportunidade, o nosso representante, finalizou a competição invicto e com o mesmo número de ponto do Campeão, MI Yago Santiago, na quinta posição, depois dos critérios de desempate.
No mês de junho começaram as competições estudantis e nos Jerninhos, levamos o titulo Sub10 com Igor Thales, sagrando-se Bicampeão Invicto da competição, enquanto que,  Efigênia Ferreira ficou com o vice  campeonato Sub10.
Igor, Jussier e Efigênia
Continuamos em junho, onde ainda tivemos os Juvern´s etapa de 12 a 14 anos. A competição no feminino ficou com nossa Stephany Germano, enquanto que no masculino Kalyson Kewen e Lucas Matheus finalizaram as 5 rodadas com 5 pontos sem se enfrentarem, e nos critérios o título ficou para Lucas e Kewen como Co-campeão.
Lucas, Kewen, Jussier e Stephany
Em Agosto o NEM realizou o maior aberto do Rio Grande do Norte em 2015, onde 104 participantes, lotaram as dependências do Centro de Cultura de Macaíba, o II Ativo 500 entrou pra história do xadrez de Macaíba ao ter a representação de 12 cidades. O evento teve como Campeão o macaibense Flávio Bezerra, também dividimos os louros desta prova com a ADX Damasceno, Francisco Quaranta, Flankly André e Lênia Damasceno.
Vista Geral do Salão de Jogos do Centro de cultura de Macaíba

Setembro chegou a todo vapor, sendo um mês iluminado para Diogo Roger, que venceu o 42º Torneio de Aniversário da Braxateca em Natal e o III Memorial Fernandes em Jandaira, ainda tendo conquistado o vice campeonato dos jogos Gerais da UFRN. Na etapa nacional do Jogos Escolares da Juventude de 12 a 14 anos, realizados em fortaleza, Jussier Cabral foi o técnico do RN e Stephany Germano a nossa representante no feminino. Ainda neste Setembro, Jussier participou de um torneio internacional fechado, em Ciudad Del Este - PAR.
Diogo Roger e o Dr. Simplício Maia na Braxateca
Outubro veio com o esperado Jern´s, onde mesmo passando por uma renovação e entre safra dos talentos de Macaíba, ainda tivemos a conquista do Bicampeonato Infantil de Kalyson Kewen e o bronze de Stephany Germano também no infantil. ainda tivemos uma participação de destaque no programa Resenhas do RN, da InterTvCabugi.
Em novembro realizamos o Jemas 2015, e mais o torneios internos das Escolas Municipais Maria do Carmo, Santa Luzia, Francisco Genival e José Arinaldo.
Equipe do NEM com a Secretária de Educação Profª Márcia Portela
Em Dezembro, para fechar com "chave de ouro" realizamos em conjunto com a ADX Damasceno, o Campeonato Estadual Clássico da Liga Brasileira de Xadrez, no Centro de Cultura de Macaíba, onde tivemos, Alexsandro Lira, como Campeão Estadual da LBX, a macaibense Eloyza Cristina, como Campeã Estadual da LBX, Kalyson Kewen como Campeão Macaibense, Stephany Germano levando a versão feminina Macaibense e a nossa cria, a talentosa Karina Ingryd, como Campeã Estadual Sub14 da LBX

Participantes do Estadual LBX

Diogo Roger Bicampeão Macaibense 2013-14 e Kalyson Kewen Campeão Macaibense 2015
Finalizando, agradecemos o total apoio da Prefeitura de Macaíba e da Liga Brasileira de Xadrez, em 2016 vai ser ainda melhor. Feliz ano novo a todos !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário