sexta-feira, 19 de abril de 2013

Grand Prix da FIDE na Suiça !!!


                      Começou hoje na Suiça mais um Grand Prix da FIDE, o RENOVA GROUP GRAND PRIX, o qual poderemos acompanha-lo pelo link http://zug2013.fide.com/en/main-page . A prova conta com a participação de 12 Super GM´s (Todos acima de 2700 de ELO), o nº 2 do torneio é o Russo Sergey Karjakin, detentor do record de GM mais novo de todos os tempos.
                   Veremos agora um breve histórico de Karjakin. Sergey Karjakin (ucraniano:Сергій Карякін, russo:Сергей Карякин), nascido em 12 de Janeiro de 1990 em Simferopol - Ucrânia, é um Grande Mestre de xadrez ucraniano. Ele é um prodígio do xadrez e detém o recorde de mais jovem Grande Mestre de xadrez da história, alcançando o título com 12 anos e 7 meses. Em julho, a lista de rating FIDE 2009 ele foi classificado como 20º do Mundo, 2º da Ucrânia e 2º junior (com menos de 20 anos) do Mundo.
                           No dia 25 de Julho de 2009, Karjakin adotou a cidadania russa.

Prodígio


                          Karjakin aprendeu a jogar xadrez com 5 anos de idade e se tornou Mestre Internacional de xadrez aos 11 anos. Em 2001, ele venceu o Campeonato Mundial de Xadrez Júnior. Ele começou a chamar atenção em Janeiro de 2002 durante a final do Campeonato Mundial da FIDE. Alcançando as normas de GM no torneio Aeroflot em Moscou no final do mês, o torneio Alushta em Maio de 2002, o torneio internacional em Sudak em Agosto de 2002. Ele superou Bu Xiangzhi e se tornou o mais jovem Grande Mestre com 12 anos e 212 dias, um recorde até os dias atuais.
                       Com quatorze anos, ele derrotou o então campeão mundial, Vladimir Kramnik, no Encontro de xadrez de Dortmund Sparkassen, em um jogo rápido (dez minutos o jogo inteiro, mais de 5 segundos por rodada). Também em 2004, Karjavin foi o único humano a derrotar o computador no Man vs Machine World Team Championship em Bilbao, Espanha, onde ele era o mais jovem jogador e o com menor rating. Ele ganhou do programa de computador Deep Junior.
                       Karjakin entrou no Top 100 do mundo na lista da FIDE em Abril de 2005, onde era o número 64 do mundo, no rating ELO com 2635. Ele marcou 8,5 pontos e ganhou o torneio realizado em Kirishi, na Rússia, entre 14 e 26 de Maio. Praticando antes do torneio com Nigel Short, na Grécia, Karjakin se envolveu em um acidente de carro a caminho do aeroporto de Atenas, felizmente somente saiu com ferimentos leves. Posteriormente, Short comentou que ele "quase mudou o caminho da história do xadrez, permitindo que o futuro campeão do mundo ser morto, aos meus cuidados".

Subida para o topo


                           Durante a Copa Mundial de Xadrez, que serviu de torneio de qualificação para o Campeonato Mundial de Xadrez de 2009, Karjakin chegou às semi-finais, entretanto perdeu para Alexei Shirov. Em Janeiro de 2008, o rating da FIDE publicou, pouco antes do décimo oitavo aniversário de Karjakin, que ele havia passado da marca dos 2700 pontos.
Em Junho de 2008, Karjakin jogou dez partidas de xadrez rápido contra o GM Nigel Short e venceu de forma convincente. Em Janeiro de 2009, ele ganhou do grupo A do Torneio Corus de xadrez em Wikij aan Zee (categoria XIX).
                              Em janeiro de 2011 a FIDE divulgou o rating e Karjakin alcançou os 2776 pontos de rating, figurando como o 5º maior do mundo. Hoje ele já tem 2786 e se mantem como o 5º do mundo.

Vida pessoal


                                 Karjakin é casado com a ucraniana GM Kateryna Dolzhikova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário